Na Conti & Stein Advogados entendemos que a família deve se preocupar em confortar e apoiar os seus entes queridos e não gastar energia com disputas de origem econômica entre as futuras gerações.
Nesse cenário, além de desempenhar um importante papel na economia tributária, o Planejamento Patrimonial e Sucessório proporciona a manutenção dos laços familiares.
E tudo isso começa com a gestão eficiente do seu patrimônio!
Em muitos estados brasileiros, o ITCMD pode chegar a 8%. Com estratégias de planejamento sucessório, como doações em vida com reserva de usufruto, é possível minimizar significativamente este imposto.
O uso da holding familiar pode reduzir os impostos sobre rendimentos e ganhos de capital, resultando em economias que podem variar entre 15% a 25% dependendo da estruturação.
O processo de inventário pode ser caro e demorado. O Planejamento sucessório pode evitar ou minimizar esses custos, economizando até 5% a 10% do valor total do patrimônio somente à título de honorários advocatícios, custas judiciais e outras despesas. Isso sem contar as inúmeras outras economias!
O planejamento patrimonial eficiente pode levar a uma economia substancial nos impostos que incidem sobre a renda proveniente de aluguéis. Sua família pode transformar despesas de aluguel em investimentos de longo prazo que fortalecem e expandem o patrimônio.
Proporcionamos diversas alternativas de redução da sua carga tributária no processo de sucessão e em vida.
O planejamento patrimonial e sucessório cria um contexto mais harmonioso no seu núcleo familiar, mantendo os laços familiares mais fortes e resilientes.
O planejamento patrimonial e sucessório é capaz de proteger o legado patrimonial da sua família através de diversos mecanismos jurídicos e estratégicos.
Estabeleça uma dinâmica de continuidade dos negócios familiares, facilitando o processo de sucessão.
O planejamento patrimonial e sucessório é indicado para todas as pessoas, independentemente do patrimônio individual e familiar. O que irá mudar serão as ferramentas e estratégias necessárias para cada caso.
O ideal é começar o quanto antes! A vida é imprevisível, e quanto mais cedo você começar a planejar, mais opções terá para estruturar seu patrimônio de forma eficaz. Inclusive, a tendência socioeconômica no Brasil é de aumento da carga tributária.
Os primeiros passos incluem fazer levantamento completo dos seus bens, definir claramente seus objetivos e desejos para a distribuição dos bens, e consultar um advogado especializado para criar um plano que atenda às suas necessidades.
A ausência de um planejamento adequado pode sair muito caro para o seu legado patrimonial, resultando em uma carga tributária maior sobre a herança. Sem um planejamento, a divisão do patrimônio e sua administração podem não refletir os desejos de sua família, ocasionando possíveis conflitos entre os seus entes queridos.
O principal imposto no momento da sucessão é o ITCMD (Imposto de transmissão causa mortis e doação). É possível traçar estratégias capazes de reduzir o quanto você vai pagar desse imposto.
O Planejamento Patrimonial e Sucessório pode ajudar a reduzir os impostos associados à transferência de bens, como o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Utilizar estratégias como doações em vida, criação de holdings ou seguros de vida pode minimizar os impostos devidos.
© 2024 – Conti & Stein Advogados
Fale Conosco